18/02/2012

Inter vence Pelotas e confirma primeiro lugar do Grupo 1

O Internacional venceu o Pelotas por 3 a 1 na tarde deste sábado de Carnaval, no Beira-Rio, com gols de Jô (2) e Elton. Guly, de pênalti, descontou para o time adversário. O resultado, obtido na última rodada da fase classificatória, assegurou ao Inter o primeiro lugar do Grupo 1 da Taça Piratini, com 16 pontos (cinco vitórias, um empate e duas derrotas).

O Colorado enfrentará o Grêmio nas quartas de final com seu time titular, em jogo único e eliminatório, no Beira-Rio. O confronto será disputado nesta quarta-feira (22/2), às 22h.


Atacante Jô marcou dois gols na vitória de  3 a1 sobre o Pelotas

> Galeria de fotos da partida

Reservas em campo

Com o objetivo de intensificar a carga de treinos do time titular, que vinha atuando em uma sequência de jogos, sem tempo para aprimorar a condição física, a comissão técnica colorada optou por escalar o time reserva contra o Pelotas. Assim, o grupo que está disputando a Libertadores poderá buscar uma melhor condição inclusive para a partida decisiva das quartas de final do Gauchão. A base da equipe foi mesma que atuou no Gre-Nal: Renan; Elton, Bolívar, Jackson e Fabrício; Josimar, Sandro Silva, Fred e João Paulo; Gilberto e Jô.

Calor torrencial

Sob temperatura escaldante, que beirou os 40°C no começo do jogo, Internacional e Pelotas duelaram neste sábado de Carnaval. O público foi pequeno em razão do feriadão e do calor intenso nas arquibancadas. Em campo, a arbitragem oportunizou rápidas paradas durante o jogo para que os atletas pudessem se hidratar. Para 'driblar' o calor nos primeiros minutos da partida, ambos os times optaram por trocar o máximo possível de passes, economizando arrancadas e conduções com a bola.

Pressão colorada

O Inter teve mais iniciativa ofensiva e tentou abrir espaços entre a defesa pelotense. Aos 12min, João Paulo cobrou falta e Fabrício desviou de cabeça para a defesa salvadora de Bruno. No minuto seguinte, Gilberto invadiu a área pela direita e chutou cruzado para nova defesa do goleiro adversário. Na sequência, Fabrício experimentou de fora da área e Bruno defendeu parcialmente. João Paulo e Gilberto tentaram aproveitar o rebote na pequena área, mas estavam em posição de impedimento. Aos 18min, Gilberto cobrou falta buscando o cantinho esquerdo, mas o goleiro do Pelotas espalmou para a linha de fundo.


Jogadores comemoram: Inter foi o melhor time do Grupo 1

Jô abre o caminho da vitória

A insistência do Inter teve resultado no placar. Aos 17min, João Paulo cobrou escanteio e a bola se ofereceu para Jô na grande área. O centroavante dominou com tranquilidade e soltou uma pancada indefensável. 1 a 0.

Com a vantagem, o Inter passou a valorizar ainda mais a posse de bola. Reforçou a marcação no meio-campo e passou a jogar no contra-ataque. Aos 32min, Fred escapou pelo meio e avançou com a bola dominada até a área, onde teve a finalização abafada pelo zagueiro do Pelotas. Aos 33min, Maicon Sapucaia chutou para defesa segura de Renan. No lance seguinte, Gilberto chutou de longa distância, Bruno defendeu de forma parcial e Jô concluiu para nova intervenção do goleiro pelotense.

Elton amplia de cabeça

O Inter chegou ao segundo gol em uma jogada aérea. Aos 34min, Fabrício cruzou da esquerda e Elton cabeceou para a defesa de Bruno para escanteio. João Paulo cobrou o tiro de canto e Elton apareceu novamente entre os zagueiros para o cabecear com precisão, desta vez sem chance para o goleiro. 2 a 0.

Aos 43min, mais uma boa chance do Campeão de Tudo: Elton foi à linha de fundo e cruzou paro o cabeceio de João Paulo, que passou com perigo ao lado do gol.

Mais um de Jô

O segundo tempo começou favorável ao Inter. Logo a 1min, Jô foi lançado e chutou ao lado da trave esquerda. Aos 3min, João Paulo fez boa jogada pelo lado direito da área e chutou desviado para escanteio. Aos 6min, em contra-ataque fulminante, Gilberto acionou Fred, que tocou para Jô: o atacante entrou na área e tocou na saída de Bruno para fazer 3 a 0. Foi o quarto gol de Jô com a camisa colorada.


Jô comemora com Fred (E) o terceiro gol

O camisa 9 do Inter estava em tarde inspirada. Aos 11min, Fabrício cobrou falta e Jô acertou a trave após desviar a bola de cabeça. Aos 15min, o atacante Marcos Aurélio entrou no lugar de Gilberto. O Colorado ditava o ritmo da partida, e aos 17min, João Paulo cruzou da direita e Fred cabebeou ao lado direito de Bruno. O Pelotas ameaçou aos 18min, em uma cobrança de falta que acertou o travessão.

Com a vitória garantida, o técnico Dorival Júnior promoveu mais mudanças no time, colocando o volante Fransérgio no lugar de Sandro Silva, aos 23min, e o meia Zé Mário na vaga de Fred, aos 26min.

Pelotas desconta, de pênalti

O jogo ganhou em emoção nos 15 minutos finais. Aos 32min, Elton arriscou de fora da área, mas a bola tomou muita elevação. Pouco depois, Jô chutou da meia-lua, com força, sobre o travessão. O Pelotas acertou mais uma vez o poste em um chute de Foguinho, aos 35min. Um minuto mais tarde, Foguinho, novamente, chutou de dentro da área e obrigou Renan a fazer garande defesa. Bolívar afastou para escanteio na continuação do lance. Aos 37min, Marcos Aurélio concluiu para a defesa em dois tempos de Bruno.

Aos 39min, Guly chutou à queima-roupa e Renan fez defesa sensacional. No rebote, Foguinho preparava o chute quando sofreu um pênalti. Guly cobrou e descontou para o Pelotas.

Mas nada mais ameçava a terceira vitória seguida no Gauchão e a liderança isolada do Grupo 1. Agora, tudo é Gre-Nal para o Inter. O domingo será de repouso, com os jogadores se apresentando para os treinos na tarde de segunda-feira.

“O futebol brasileiro está muito igual e eu já venho dizendo que algumas equipes do interior estão despontando e, com mérito, conseguindo bons resultados. Num clássico as coisas se igualam. É a postura da equipe e do adversário que define o jogo”, projetou o técnico Dorival Júnior.

"Foi bom ter marcado dois gols. Dá confiança", comemorou Jô.

Ficha técnica:

Internacional (3): Renan; Elton, Bolívar, Jackson e Fabrício; Josimar, Sandro Silva (Fransérgio), Fred (Zé Mário) e João Paulo; Gilberto (Marcos Aurélio) e Jô. Técnico: Dorival Júnior

Pelotas (1): Bruno; George Lucas, Marco Tiago, Kléber Goiano e Paulinho; Danilo Portugal, Carlos Augusto (Odair), Cleiton (Foguinho) e Maicon Sapucaia; Leandrinho (Igor Souza) e Guly. Técnico: Beto Almeida.

Gols: Jô (I), aos 17min do primeiro tempo, Elton (I), aos 35min do primeiro tempo, Jô (I), aos 6min do segundo tempo, Guly (P), de pênalti, aos 41min do segundo tempo.

Cartões amarelos:  Marco Tiago (P).

Público: 2.940 (2.128 pagantes). Renda: R$ 42.195,00.

Arbitragem: Fabrício Neves Corrêa, auxiliado por Lúcio Beiersdorf Flor e Júlio Cesar Espinoza de Freitas

Local: Estádio Beira-Rio.


Outras notícias
Loja Virtual