25/01/2012

Inter vence Once Caldas por 1 a 0 no Beira-Rio

O Internacional venceu o Once Caldas por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, no Beira-Rio, no jogo de ida da primeira fase da Libertadores da América. O gol foi marcado por Leandro Damião, aos 12min do primeiro tempo. O Campeão de Tudo criou diversas oportunidades de gol, principalmente na etapa inicial, quando poderia ter ampliado o placar. No segundo tempo, o ímpeto colorado diminuiu um pouco e os colombianos equilibraram a partida.


Leandro Damião marcou o gol que assegurou a vantagem colorada

Com o resultado, o time colorado joga por um empate em Manizales, na Colômbia, no dia 1º de fevereiro, às 22h (horário de Brasília), para avançar à fase de grupos da competição continental. Como não sofreu gol no primeiro confronto, o Inter tem o saldo qualificado a seu favor para a partida decisiva fora de casa. Se marcar em Manizales, o Colorado poderá obter a classificação até mesmo com derrota, desde que seja por um gol de diferença. Por exemplo: derrota por 2 a 1, 3 a 2, e assim por diante, garantiriam a vaga na fase seguinte.

> Veja a galeria de fotos do jogo

Torcida grita Fica, Dalessandro
Antes da partida, o torcedor colorado deu um show à parte. Sabedor da proposta milionária de um clube da China, os torcedores cantaram "Fica, D´Alessandro!", para tentar sensibilizar o craque argentino a permanecer no Inter. Durante vários momentos, durante o jogo, os torcedores voltaram a cantar este refrão.

Estreia de Dagoberto no Beira-Rio
O Inter foi a campo com basicamente a mesma equipe que terminou a temporada de 2011, mas com um acréscimo de qualidade: o atacante Dagoberto, contratado junto ao São Paulo, atuou pela primeira vez com a camisa vermelha no Gigante.

Dátolo assiste ao jogo
Entre os espectadores no Beira-Rio um ilustre: Jesus Dátolo, novo reforço colorado, que será apresentado oficialmente amanhã. O meio-campista argentino foi um dos expoentes do Boca Juniors na conquista da Libertadores de 2007.

Duelo de campeões da Libertadores
Pela primeira vez na história, o Inter disputa a sua terceira Libertadores seguida. O time colorado venceu em 2006 e 2010 e foi vice em 1980. O time colombiano levantou a maior taça do continente em 2004. Pela primeira vez nesta fase, dois times que já foram campeões da Libertadores se enfrentavam.

Marcação adiantada na largada do jogo
O Inter começou com marcação adiantada, tentando pressionar e não deixar o time colombiano tocar a bola. A ordem era abrir o placar cedo. A 1min, Kléber deu grande passe para D´Alessandro, que cruzou para a área e o goleiro salvou com saída arrojada do gol. Aos 5min, D´Alessandro lançou para Damião, que ajeitou de cabeça para Oscar, na área. O meia chutou de primeira, mas muito alto. Uma pena. Bela jogada ofensiva colorada. Aos 8min, D´Alessandro lançou para a área, a zaga cortou mal e Damião tentou de bicicleta, mas a bola foi ao lado do gol.

Passe de D´Ale e gol de Damião
Aos 12min, a estrela de D´Alessandro e Damião brilhou. O meia deu passe sensacional para o centroavante, que ficou de frente para o goleiro e conseguiu desviar no cantinho: 1 a 0. Foi o sexto gol de Damião em Copas Libertadores, tornando-se o maior artilheiro colorado na competição continental.


D'Alessandro fez o passe para o gol da vitória

Colombianos tentam a reação
A partir dos 20min, o Once Caldas começou a sair da defesa e tratou de avançar com seus três atacantes. Aos 22min, Nuñez chutou com efeito, a bola quicou perigosamente no gramado e Muriel fez defesa sensacional pra escanteio. Um minuto depois, Pajoy recebeu bom passe na área, matou no peito, livre na área, mas quando tentou arrematar, furou em bola para alívio da nação colorada.

Inter aposta no contra-ataque
Bem postado atrás, o Inter tentava partir no contra-ataque, aproveitando os espaços concedidos pelos colombianos. Aos 28min, Pajoy ganhou jogada pela esquerda, ingressou na área e concluiu na rede pelo lado de fora. Dois minutos depois, D´Alessandro quase marcou um golaço. Bolatti achou D´Alessandro na frente da área. O meia ajeitou a bola, girou e chutou de pé esquerdo para defesa sensacional de Martinez. Aos 33min, saiu Henao e entrou Alvarez, no Once Caldas.

Dagoberto aparece bem pela esquerda
Aos 34min, Dagoberto fez jogada sensacional pela esquerda, passou por dois, entrou na área e foi tocado, perdendo o equilíbrio. O juiz nada marcou. Cinco minutos depois, Dagoberto arriscou da intermediária, mas a bola subiu muito. Torcida aplaudiu a iniciativa do estreante no Gigante.

La Boba no final do primeiro tempo
Aos 45min, D´Alessandro aplicou o La Boba, na ponta-direita, a torcida foi à loucura, e o gringo cruzou para Damião, que quase alcançou na pequena área. Em seguida, Oscar recebeu na intermediária e concluiu rasteiro ao lado do gol. Última chance da primeira etapa.

Segunda etapa começa com pressão colorada
Aos 50seg da segunda etapa, o Inter quase chegou ao segundo gol. Cruzamento da esquerda para Oscar, que chutou forte, a defesa cortou, mas a bola sobrou pra Damião, que tentou matar a bola, mas não conseguiu a conclusão.


Dagoberto estreou pelo Inter no Beira-Rio

Colombianos vão pra frente, defesa colorada se segura bem
Depois da pressão inicial sofrida, os colombianos avançaram e tentaram achar espaços na base do toque de bola, como é característico do futebol do país. Aos 5min, Gonzalez chutou de fora da área, a bola desviou em Moledo e saiu ao lado do gol com perigo. Aos 15min, entrou o atacante Beltran e saiu Cuero, em busca de mais presença na área. Três minutos depois, Marcos Aurélio foi a campo no lugar de Dagoberto, no Inter.

Bola aérea controlada
Com a entrada de Beltran, os colombianos trataram de apostar na bola aérea. Mas Muriel, Índio e Moledo estavam muito bem e cortavam todas. No ataque, a aposta era no contra-ataque. E quase o Inter ampliou aos 29min, quando Marcos Aurélio deu grande passe na área para Leandro Damião, que perdeu um pouco o domínio e quando foi chutar, a zaga cortou. Uma pena.

Sem sucesso na tentativa de entrar na área, os colombianos tentaram os chutes de média distância. Aos 38min, Nuñez chutou com perigo ao lado do gol. Aos 39min, saiu Oscar para a entrada de João Paulo. Um minuto depois, Pajoy deixou o gramado para a entrada de Del Valle. Os últimos minutos foram de controle de bola do Inter, valorizando a vitória por 1 a 0 até o juiz apitar o final da partida. Aos 47min, Jô ainda entrou no lugar de Damião.

Vozes coloradas
"O time deles toca bastante a bola, mas o Inter fez uma partida excelente, não deu oportunidades de gol para eles", disse Índio.

"O Internacional vai fazer de tudo para manter o jogador D´Alessandro. Venho conversando diariamente com o procurador dele e, nos próximos dias, deveremos ter uma posição sobre este assunto", disse o presidente Giovanni Luigi, em relação à proposta milionária da China.

"Uma vitória sem levar gol é sempre importante. Agora é ir pra Colômbia e ter a competência de buscar a classificação ", afirmou o presidente Luigi.

"Demos uma segurada porque já estávamos vencendo por 1 a 0. O importante era não levar o gol. Lá eles vão sair, vai ser difícil, mas teremos a chance de contra-atacar", projetou Leandro Damião.

"É apenas a segunda partida do ano. Era certo que encontraríamos dificuldades. O resultado poderia ter sido melhor, pelo que criamos no primeiro tempo, mas foi muito positivo de qualquer forma. Agora temos que nos recuperar do desgaste físico para buscar a classificação na partida de volta", projetou o técnico Dorival Júnior.

Ficha técnica:

Internacional (1): Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kleber; Bolatti; Guiñazu, Oscar (João Paulo) e D´Alessandro; Dagoberto (Marcos Aurélio) e Leandro Damião (Jô). Técnico: Dorival Júnior.

Once Caldas (0): Martinez; Ramos, Amaya, Acosta e Cassierra; Rivas, Henao (Alvarez) e Gonzalez; Pajoy (Del Valle), Cuero (Beltran) e Nuñez. Técnico: Pompilio Páez.

Gol: Leandro Damião, aos 12min do primeiro tempo.

Cartões amarelos: Cassierra, Acosta, Henao (OC) Oscar (I).

Público: 33.058 (29.419 pagantes). Renda: R$ 908.795,00.

Arbitragem: Martin Vazques, auxiliado por Mauricio Espinosa e Miguel Nievas (trio uruguaio).

Local: Beira-Rio, Porto Alegre.


Outras notícias
Loja Virtual