30/11/2011

Aliança: dirigentes colorados viajam para reunião na Espanha

Para dar prosseguimento à consolidação da aliança internacional de clubes de futebol anunciada em setembro, os dirigentes do Sport Club Internacional Maximiliano Carlomagno, assessor da presidência, e Jorge André Avancini, diretor executivo de Marketing, estarão na Espanha entre os dias 2 e 5 de dezembro para uma série de encontros com os demais membros do grupo.

Os trabalhos serão realizados nas dependências do Atlético de Madrid e darão sequência às tratativas iniciadas em reunião realizada no estádio Beira-Rio, quando o acordo foi assinado. O objetivo do encontro é definir a filosofia, o modelo de gestão e as bases de atuação da aliança de cooperação.

A pauta de discussões inclui diversos temas. Entre eles, os critérios de admissão e exclusão de membros, a criação de uma identidade corporativa, a identificacão de oportunidades comerciais conjuntas entre os clubes e as ações sociais da aliança. Ao final das atividades, serão produzidos um plano conjunto de marketing e comunicação e um documento para apresentação à imprensa.

O encontro prevê, ainda, o acompanhamento da partida entre Atlético de Madrid e Rayo Vallecano, pelo Campeonato Espanhol, além de visitas ao museu e à loja do clube madrilenho. Os dirigentes colorados também estarão presentes no ato de inauguração do novo estádio do Atlético.

Carlomagno e Avancini aproveitarão a oportunidade para levar ao conhecimento dos parceiros um pouco mais da excelência administrativa do Inter. Entre os cases a serem expostos, destaque para o inovador projeto de licenciamento de produtos, vencedor do 'Top de Marketing 2011', categoria 'Esportes', na tradicional premiação da sucursal gaúcha da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-RS). Atualmente, o Clube do Povo conta com um portfólio de 2,5 mil itens licenciados, o que representa um faturamento anual de R$ 6,5 milhões.

A Aliança

Composta atualmente por Sport Club Internacional, Atlético de Madrid (Espanha), Chicago Fire Soccer Club (EUA) e Club América (México) – e recentemente com os acréscimos de Al Ain Sports (Emirados Árabes Unidos), Muangthong United Football Club (Tailândia), Raja Club Athletic (Marrocos), Shanghai Shenhua (China) e Besiktas (Turquia) –, a parceria tem como objetivo desenvolver a primeira rede global de cooperação entre times de futebol do planeta, em modelo de negócio similar ao da Star Alliance, que reúne companhias aéreas.

O acordo prevê parcerias em várias frentes. No âmbito mercadológico, as ações incluem a busca por novas oportunidades comerciais; desenvolvimento da imagem dos clubes; captação de patrocínios e realização de eventos, partidas e pré-temporadas. Além disso, seus integrantes debatem estratégias para redução de custos em operações financeiras e melhores práticas gerenciais. Na esfera técnico-desportiva, pretende promover intercâmbio entre treinadores e jogadores das categorias de base; realização de clínicas; visitas de benchmark e negociação de atletas.


Outras notícias
Loja Virtual