1º/05/2011

Inter vence Grêmio nos pênaltis e conquista a Taça Farroupilha

Por Felipe Silveira
Fotos: Alexandre Lops

Foi um clássico duro, mas o atual campeão da América teve muita raça na busca pelo título do returno do Gauchão. Na etapa inicial, o Inter esmagou o Grêmio no seu campo de defesa e abriu o placar com um gol de placa de Leandro Damião. Como tem sido nas últimas cinco partidas, o time colorado priorizou sempre a ofensividade. Quando tinha a bola, atacava de forma contundente, e sem ela, compactava-se rapidamente no setor de defesa. Equilibrado em todas as linhas, foi imensamente superior ao adversário.


Jogadores comemoram a conquista do returno do Gauchão sobre o arquirival

No começo do segundo tempo, manteve-se no ataque e teve boas chances de ampliar. Na metade da etapa, Guiñazu foi expulso, e com a vantagem numérica, o Grêmio foi para o tudo ou nada. Acabou encontrando o gol de empate no finalzinho do jogo, após lance confuso na área colorada.

Mas o Inter manteve a cabeça no lugar e foi com moral para a decisão por pênaltis: D’Alessandro, Leandro Damião, Kleber e Rodrigo converteram as cobranças. Pelo Grêmio, Adilson e Fábio Rochemback concluíram, mas Borges chutou por cima e Renan defendeu a cobrança de Fernando. A vitória por 4 a 2 assegurou que Taça Farroupilha ficasse no Beira-Rio, forçando a realização de mais dois Gre-Nais. O primeiro será disputado no Beira-Rio, no próximo domingo (8/5). No dia 14, o time colorado vai ao Olímpico lutar pelo 40º título estadual.

Futebol de um lado, faltas de outro

O Inter teve novidades no time que começou no tradicional confronto. O técnico Paulo Roberto Falcão apostou em uma formação ofensiva, escalando  Tinga na vaga de Bolatti, suspenso, e Oscar no lugar de Rafael Sobis. No começo da partida já ficou bem clara a postura colorada: se impor sobre o adversário com base na técnica do bom futebol.

O Grêmio, por sua vez, se valia de sucessivas faltas na tentativa de conter o apetite do Inter. Logo no primeiro minuto de jogo, foram três em sequência. Aos 5min, após nova falta, Rodrigo chutou forte na cobrança e a bola saiu ao lado direito do gol de Marcelo Grohe. Um minuto depois, Oscar encarou os zagueiros no interior da área e foi derrubado por Gilson. A arbitragem preferiu não assinalar o pênalti.

Com toque de bola envolvente, o time de Falcão confundia a marcação tricolor, que seguiu cometendo falta atrás de falta. No setor defensivo, o Inter era impecável, não dando chance alguma de mobilidade ao ataque adversário. Aos 11min, Nei foi à linha de fundo em velocidade e cruzou para boa cabeçada de Andrezinho sobre o gol. O Grêmio chegou com força pela primeira vez somente aos 14min, em uma paulada de fora da área de Gilson que Renan espalmou para escanteio. O ritmo colorado no clássico era estonteante. Aos 21min, Andrezinho experimentou de longe e o chute passou próximo ao travessão.

Damião marca gol de placa

O domínio do Inter era amplo. Faltava o gol, que nasceu aos 23min em um lance de pura genialidade de Leandro Damião. Andrezinho cruzou da meia-esquerda e o atacante girou em cima de Rodolfo, que ficou caído no gramado pedindo falta inexistente. Com muita categoria, Damião tocou na saída de Marcelo Grohe, por cima, para fazer o Beira-Rio explodir de alegria. 1 a 0! Foi o 19º gol do centroavante em 2011.


Leandro Damião marcou um lindo gol no tempo normal do clássico 385

A vantagem no placar não arrefeceu o ânimo do Campeão de Tudo, que seguiu dando as cartas no jogo. Aos 34min, Andrezinho cobrou falta da intermediária e Grohe defendeu com segurança. Aos 41min, Leandro, que havia entrado no lugar de Willian Magrão, chutou perigosamente ao lado do gol colorado. Aos 46min, Andrezinho chutou de fora da área e a bola passou rente ao ângulo direito, no último lance da grande atuação colorada na etapa inicial.

Pressão pelo segundo

O segundo tempo começou com o Inter mais próximo do segundo gol do que o Grêmio do empate. Aos 6min, o Inter fez envolvente triangulação entre Oscar, D’Alessandro e Tinga, mas o volante não conseguiu concluir em gol. Na sobra, Andrezinho chutou por cima. Aos 9min, D’Alessandro obrigou Marcelo Grohe a fazer grande defesa após potente chute de fora da área. Aos 19min, Oscar cruzou da esquerda de Leandro Damião tentou o cabeceio, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Inter perde Guiñazu

Aos 24min, Guiñazu cometeu falta sobre Vilson, recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Pesou o primeiro cartão amarelo aplicado de maneira injusta ainda na etapa inicial. De imediato, Falcão colocou Wilson Matias no lugar de Oscar. O Grêmio tentou se impor, mas o time colorado se fechou bem. Aos 33min, Douglas aproveitou a sobra e soltou uma pancada, que passou sobre o gol de Renan. Aos 38min, Juan foi para o jogo no lugar de Andrezinho.


Empate com gol chorado

Aos 41min, após bate e rebate no interior da área, a bola sobrou para Junior Viçosa, que chutou para empatar. O clássico ficou dramático, No minuto seguinte, Damião fez grande jogada, se livrou de quatro marcadores, e chutou para defesa espetacular de Grohe. Aos 43min, Viçosa chutou da entrada da área e a bola foi desviada para escanteio. O Grêmio ainda teve uma falta na meia-lua ao seu favor, mas Rochemback chutou longe do gol.

Decisão nos pênaltis

Com o empate no tempo normal, a decisão do título da Taça Farroupilha foi para os pênaltis. Coube a Borges, do Grêmio, a primeira cobrança, mas o atacante chutou por cima. D’Alessandro converteu e deixou o Inter em vantagem. Fernando cobrou o segundo tiro da marca penal e Renan defendeu no canto direito para a explosão da torcida colorada! Damião chutou no canto direito a segunda cobrança e fez 2 a 0.  Rochemback descontou para o Grêmio na terceira cobrança. Kleber fez 3 a  1 para o Inter na sequência. Adílson concluiu o quarto chute para o Tricolor. Mas Rodrigo, ex-Grêmio, não perdoou e fez 4 a 2 para o Inter!!!

INTER CAMPEÃO DA TAÇA FARROUPILHA!!!!

"Nessa casa mandamos nós! A arbitragem tentou nos prejudicar, ao dar uma cartão amarelo injusto para Guiñazu no primeiro tempo. Mas superamos tudo", disse o vice-presidente de futebol Roberto Siegmann.

"Estou muito feliz aqui no Inter, estou começando agora meu trabalho aqui, mas me sinto muito bem com a oportunidade dada pelo Falcão", comemorou o zagueiro Rodrigo.

"O Grêmio foi corajoso, veio pra cima, o Renato preparou bem, mas eu fiquei muito feliz que nós não tivemos, mesmo com um jogador a menos, nenhum perigo de gol", diz o técnico Falcão.

Internacional (1)(4): Renan; Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Guiñazu, Tinga, Andrezinho (Juan), D’Alessandro e Oscar (Wilson Matias); Leandro Damião. Técnico: Paulo Roberto Falcão.

Grêmio (1)(2): Marcelo Grohe; Gabriel (Fernando), Rafael Marques, Rodolfo e Gilson; Rochemback, Vilson (Junior Viçosa), Adilson e Willian Magrão (Leandro) e Douglas; Borges. Técnico: Renato Portaluppi.

Gols: Leandro Damião (I), aos 23min do primeiro tempo, Junior Viçosa (G), aos 41min do segundo tempo. Nos pênaltis: D'Alessandro, Leandro Damião, Kleber e Rodrigo (I); Adílson e Fábio Rochembach (G).

Cartões amarelos: Gilson, Rafael Marques, Adílson (G); Guiñazu, Bolívar (I). Expulsão: Guiñazu (I).

Público total: 33.634 (26.550 sócios/28.479 pagantes). Renda: R$ 956.365,00.

Arbitragem: Márcio Chagas, auxiliado por Altemir Hausmann e João Franco Filho.

Local: Beira-Rio.


Outras notícias
Loja Virtual