21/04/2011

Internacional investe no handebol para a Olimpíada de 2016

Os Jogos Olímpicos de 2016, no Brasil, é uma oportunidade para os clubes aumentarem seus departamentos esportivos, formando atletas. O Internacional trabalha para formar categorias de base em modalidades pouco difundidas no Brasil.

O projeto olímpico iniciou em 2009 no Clube com o intuito de preparar atletas que possam representá-lo e o país em competições. O plano conta com o apoio do Ministério de Esporte, por intermédio da Lei de Incentivo ao Esporte (Lei n°11.438, de 29 de dezembro de 2006). A partir daí, as modalidades de judô, taekwondo e boxe passaram a ser trabalhadas. Todavia, o handebol vem ganhando espaço e conquistando bons resultados.


Handebol colorado vem atingindo boas marcas nos últimos anos

As equipes de handebol são treinadas pelos professores de Educação Física João Rosa e Maria Paula Rosa. Eles exercem suas atividades no ginásio Gigantinho de segunda a sexta-feira. João Rosa destaca os resultados que o time tem conquistado com o pouco tempo de trabalho. "Em 2010, ficamos com o vice-campeonato na Copa Mercosul, tanto no masculino quanto no feminino. Alcançamos o quarto lugar na Copa Itajaí. No torneio Brasil-Uruguai, conquistamos o título no masculino e o vice no feminino", relembra.

Rosa ainda observa que handebol do Inter só tem a crescer, mas destaca que não é somente nos resultados que está a semente da difusão. Para ele, a estrutura oferecida pelo Clube mantém a alta procura e a motivação dos jovens. "A estrutura disponibilizada pelo Inter é muito boa. Em Porto Alegre, é a única. O Clube cede o ginásio e os materiais necessários para a prática. Isso mantém o foco e a motivação de todos. Portanto, acredito que o projeto só tem a crescer", completa.

Naturalmente, os alunos do projeto também demonstram otimismo com relação ao handebol. Um exemplo é a jovem Luiza Gusmão, 17 anos. Ela treina no Internacional há um ano e meio. Luiza descreve que é um prazer diário praticar o esporte e sabe da importância da persistência e da dedicação para chegar aos Jogos Olímpicos de 2016. "Tenho uma paixão muito grande por esse esporte e sei que trabalhando duro é possível chegar às Olimpíadas em condições de competir por medalhas", acredita.


Outras notícias
Loja Virtual