02/02/2005

FERNANDÃO VOLTA EM GRANDE ESTILO

O Internacional venceu o Chapadão por 2 a 1, de virada, na estréia da Copa do Brasil, na última quarta-feira, em Chapadão do Sul, no Mato Grosso do Sul. Agora, o Inter pode até perder por 1 a 0 no jogo de volta, que será realizado no dia 16, no Beira-Rio, para avançar à segunda fase da competição. Fernandão, que retornou ao time depois de 90 dias parado por lesão muscular, foi o destaque do Inter ao sofrer um pênalti e marcar um gol.

O jogo

Depois de três meses afastado do time colorado por uma lesão muscular, o meia-atacante Fernandão voltou para brilhar novamente. Nos 45 minutos em que esteve em campo diante do Chapadão, nesta quarta-feira, Fernandão sofreu o pênalti que originou o gol de empate e marcou o gol da vitória em um chute preciso de pé esquerdo. ?Voltar com um gol é importante. Parabéns ao grupo todo?, festejou o goleador depois da partida.

Mas apesar da atuação decisiva de Fernandão, o Inter encontrou dificuldades diante do Chapadão. A viagem desgastante até Chapadão do Sul, que fica a 340 quilômetros de Campo Grande, produziu efeitos no time, no primeiro tempo. A partida começou em ritmo lento. Somente aos 13min, o Inter criou a primeira oportunidade em um chute de Tinga, da entrada da área, para defesa de Samir.

Sem Chiquinho e Granja, que não foram liberados pelo departamento médico, o Inter foi a campo com Galego e Pedro nas alas. Aos 14, Souza, que teve uma boa atuação em alguns lances de habilidade, fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Rodrigo Paulista chutar prensado com um zagueiro. Aos 16min30seg, o volante Bocão concluiu de primeira para defesa parcial de Clemer. No rebote, o goleiro sofreu falta.

Aos 18, o Inter quase marcou depois de cruzamento de Rodrigo Paulista, que Pedro concluiu de carrinho para fora. Aos 40, Cafu chutou de fora da área e quase Gil alcançou a bola na frente do gol. Aos 44, Tinga recebeu na entrada da área e chutou para defesa de Samir. Um minuto depois, William cobrou falta com perigo e Clemer fez grande defesa. Aos 46min30seg, Jorge Wagner tabelou com Souza, entrou na área e chutou de pé direito por cima.

No intervalo, o técnico Muricy Ramalho mudou o esquema e dois jogadores. Passou do 3-5-2 para o 4-4-2, passando Edinho da defesa para o meio-campo. Além disso, Gavilán foi para a lateral-direita. Saíram Pedro e Rodrigo Paulista e entraram Fernandão e Leandrão.

Logo no começo da etapa, veio o susto. Cocão pegou rebote da entrada da área, girou e chutou sem olhar. A bola foi no ângulo, sem chances para Clemer: Chapadão 1 a 0. O Inter reagiu rápido. Jorge Wagner encontrou Fernandão na área. O meia-atacante driblou o zagueiro e foi puxado: pênalti. Souza cobrou e empatou a partida: 1 a 1. Aos 21, depois de uma jogada na entrada da área, a bola sobrou para William, que driblou Clemer e foi derrubado. Mais um pênalti. Só que desta vez, Clemer defendeu a cobrança de Cafu, no canto esquerdo.

Aos 24, Jorge Wagner cobrou escanteio e Fernandão cabeceou para defesa de Samir. Um minuto depois, Galego cruzou, Souza matou a bola, mas chutou errado por cima. Aos 34, Souza foi substituído por Wellington. Dois minutos depois, Leandrão pegou rebote, em cobrança de escanteio, e cruzou, mas a zaga salvou de cabeça para escanteio.

Quando parecia que a partida iria terminar empatada, o meia Jorge Wagner se livrou da marcação com um grande toque para Edinho. O volante avançou até a intermediária e encontrou Fernandão livre na área. O meia-atacante chutou forte e rasteiro de pé esquerdo: 2 a 1 e vitória colorada garantida, aos 43min.

?O importante é vencer. Tivemos uma viagem muito desgastante e as pessoas têm que entender isso?, afirmou o presidente Fernando Carvalho, que também pediu a presença de público na partida diante do Glória, no próximo sábado, no Beira-Rio. ?O torcedor está do nosso lado e tenho certeza que vai comparecer em bom número.?

O técnico Muricy Ramalho elogiou a reação do time colorado, depois de ter sofrido o gol e virado a partida: ?O que me agradou foi o poder de reação.?

Chapadão (1): Samir; Pio, Beto, Zé Maria e Marquinhos; Bocão, Chapecó, Altair e William (Ronny); Cafu e Gil (Testinha). Técnico: Zé Eduardo.

Internacional (2): Clemer; Índio, Edinho e Vinícius; Pedro (Fernandão), Gavilán, Tinga, Jorge Wagner e Galego; Souza (Wellington) e Rodrigo Paulista (Leandrão). Técnico: Muricy Ramalho.

Gols: Bocão (C), a 1min15seg do segundo tempo, Souza (I), aos 5min do segundo tempo, Fernandão (I), aos 43min do segundo tempo. Cartões amarelos: Vinícius e Rodrigo Paulista (I). Arbitragem: Jamir Garcez (DF), auxiliado por Alécio Lezzo (MS) e Paulo César de Freitas (MS). Local: Estádio Municipal de Chapadão do Sul, em Chapadão do Sul (MS).

Foto/capa: Daniel Boucinha


Outras notícias
Loja Virtual