19/09/2010

Brasileirão: Inter vence o Vasco por 1 a 0

A semana é de comemoração para os gaúchos e também para os colorados. O Internacional venceu o Vasco da Gama por 1 a 0 em um belo dia de domingo, no Beira-Rio, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Edu fez o gol da vitória colorada. Em dois jogos nestes sete dias, o time de Celso Roth somou seis pontos e agora assumiu a quarta colocação na tabela com 38 pontos.


Edu ergue as mãos ao alto após marcar o gol da vitória do Inter contra o Vasco

O jogo

Internacional e Vasco da Gama começaram o duelo no Beira-Rio de maneira intensa. No dia que antecedia o 20 de setembro, foram as equipes que se confrontaram em um belo domingo em Porto Alegre. Mas quem quis aparecer como 'precursor da liberdade' foi o árbitro alagoano da partida, Francisco Nascimento. O meia D'Alessandro estava sendo caçado em campo e o juiz teimava em chamar a atenção dos jogadores vascaínos. Em um lance, aos 2min, o argentino foi derrubado e o árbitro nada marcou, armando um perigoso contra-ataque a favor dos cariocas. Zé Roberto avançou pelo meio e disparou um forte chute que passou à direita de Renan.

Mas nesta ímpia e injusta guerra, o Inter teria que dar a resposta diante de seu torcedor, que veio em peso ao Beira-Rio. E ela veio. Aos 5min, o próprio D'Alessandro cobrou falta de pé esquerdo e Fernando Prass segurou firme a bola. Foi a primeira chegada forte da equipe do técnico Celso Roth.

Quatro vezes Renan

Os visitantes conseguiram, em quatro oportunidades, concluir a gol. Foi neste momento que a qualidade do goleiro Renan apareceu e comprovou sua segurança no gol do Inter. Rafael Coelho, aos 13min, invadiu a área pela direita e bateu cruzado para grande defesa do camisa 1 colorado. Cinco minutos depois, Fellipe Bastos arriscou de fora da área. A bola foi desviada no meio do caminho e Renan fez nova intervenção fundamental. A outra chegada foi do lateral Fagner, que bateu de pé esquerdo para o goleiro do Inter espalmar para o lado.

Renan foi espetacular mesmo aos 25 min. O árbitro, novamente em cena, marcou falta inexistente de Índio em Rafael Coelho, muito perto da linha da grande área, frontal à goleiro colorada. O zagueiro do Inter, inclusive, levou cartão amarelo. O volante Nilton, do Vasco, soltou a bomba e o camisa 1 mostrou muito reflexo para espalmar a bola para escanteio. Uma defesa magnífica.

D'Ale Inter!

O momento era de reação para o time de Celso Roth. Aos 27, D'Alessandro recebeu passe de Andrezinho pela direita. O argentino comemorava seu 100º jogo pelo Inter; uma história de amor com a camisa colorada, de títulos e alegrias. Façanha que serve de modelo a todo jogador de futebol. O camisa 10 gingou para cima do marcador vascaíno e finalizou de canhota. A bola passou muito perto do ângulo do gol de Fernando Prass.


D'Alessandro 'tira pra dançar' o volante vascaíno Rafael Carioca

Mas não basta ser difícil o jogo; teria mais adversidades para o Inter. Em um lance pelo alto, justamente o melhor jogador da partida até então levou a pior. Renan dividiu com o jogador do Vasco e caiu de mau jeito no chão. O camisa 1, portanto, teve que ser substituído por Pato Abbondanzieri. O Inter, mesmo assim, continuou jogando para frente. Aos 42, D'Alessandro recebeu passe dentro da área, cortou para o pé esquerdo e concluiu. Fernando Prass novamente se esticou todo para espalmar. O primeiro tempo terminava assim: parelho em campo, parelho no placar, 0 a 0.

Segundo tempo bem diferente

O Inter é forte, aguerrido e bravo. O Beira-Rio estava lotado e a equipe colorada mostrou poder de campeão na etapa final. Logo no primeiro lance, e primeiro minuto, o meia D'Alessandro avançou pela esquerda e cruzou na medida para Edu fuzilar o gol do Vasco, 1 a 0! Foi o quinto gol do atacante com a camisa colorada. O Gigante enlouqueceu e o Internacional começou a amassar os visitantes do Rio de Janeiro.

Aos 3min, de novo Edu partiu pela direita e alçou a bola na área buscando Leandro Damião. O zagueiro Dedé subiu mais alto e cutucou de cabeça para fora. O Vasco pouco chegava ao gol do agora Pato Abbondanzieri. Quando conseguiu, foi de maneira irregular.  Éder Luis fez passe rápido para o lateral Max dentro da área do Inter. O lance já estava parado quando o jogador passou para Zé Roberto chutar a gol: impedimento bem marcado pelo auxiliar. Outro lance perigoso foi aos 27min, quando Zé Roberto avançou pela direita e cruzou para Jonathan, que finalizou alto, por cima do gol.

Mais três pontos

O povo colorado tem todas as virtudes possíveis. É 'Campeão de Tudo', e um pouco mais. O Inter soube administrar o placar contra o Vasco neste domingo e sair de campo com mais três pontos no Campeonato Brasileiro. Os adversários cariocas não conseguiram mais concluir ao gol de Abbondanzieri. As entradas de Everton e Marquinhos, no Inter, ainda ajudou a incomodar a zaga vascaína e impedir uma saída de bola tranquila. Fim de papo e vitória do Internacional: 1 a 0!

O próximo desafio do time colorado será na próxima quarta-feira, às 22h, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba. O jogo será válido pela 24ª rodada do Brasileirão. Nei é o desfalque. O jogador recebeu o terceiro cartão amarelo. Em contrapartida, Giuliano volta de suspensão.

Declarações

"Primeiro tempo foi complicado; atuamos mal e concordamos com isso. Naetapa final, o Roth procurou arrumar a equipe e deu certo. Conseguimos fazer o gol logo no início do segundo tempo o que ajudou bastante. Mas o que valeu foram os três pontos", falou o capitão Bolívar.

"O Celso foi muito feliz quando ele disse que a nossa equipe tinha muito mais para jogar que o primeiro tempo. A vitória é muito importante pra nós", avaliou Andrezinho.
 
"Tivemos um jogo difícil, mas na medida do possível buscamos o gol", disse Índio.

"Era um grande adversário, por isso tivemos dificuldades, mas conseguimos marcar o gol da vitória, muito importante para o meu retorno ao time. Entretanto, acima de tudo, é essencial para as pretensões do Internacional estes três potnos", avaliou Edu.

"Melhoramos para o segundo tempo, conseguimos a vantagem cedo que nos deu a tranquilidade pra jogar. Estamos ligados, trabalhando, não conseguimos repetir a atuação de quinta-feira, mas vencemos", comemorou D'Alessandro.

Ficha técnica

Internacional (1): Renan (Abbondanzieri); Nei, Bolívar, Índio e Kléber; Wilson Matias, Guiñazu, D'Alessandro, Andrezinho e Edu (Marquinhos); Leandro Damião (Everton). Técnico: Celso Roth.

Vasco da Gama (0): Fernando Prass; Fagner, Fernando (Jefferson Silva), Dedé e Ramon (Max); Nilton, Rafael Carioca, Fellipe Bastos e Zé Roberto; Éder Luís e Rafael Coelho (Jonathan). Técnico: Paulo César Gusmão.

Gol: Edu (I), no 1º minuto do segundo tempo.

Arbitragem: Francisco Nascimento (ASP. FIFA/AL), auxiliado por Roberto Braatz (FIFA/PR) e Pedro Jorge Santos de Araujo (AL).

Cartões amarelos: Dedé (V), Fellipe Bastos (V) e Rafael Carioca (V); Nei (I), Leandro Damião (I), Guiñazu (I), Abbondanzieri (I) e Índio (I).

Local: Beira-Rio, em Porto Alegre.

Público: 30.981 (27.061 pagantes) / Renda: 474.840,00 reais.


Outras notícias
Loja Virtual