28/08/2010

Inter vence Botafogo e volta ao G-4

O Internacional venceu o Botafogo por 1 a 0 na noite deste sábado, no Beira-Rio, em jogo válido pela 17ª rodada do Brasileirão. Leandro Damião marcou o gol que deixou o time colorado na quarta colocação, com 27 pontos. Mesmo desfalcado de Alecsandro, Giuliano e Guiñazu, o time do técnico Celso Roth manteve o embalo da conquista do bi da América e teve mais uma boa atuação.


Leandro Damião marcou o gol que garantiu a oitava vitória no Brasileirão

O Inter foi superior ao Botafogo durante toda a partida e interrompeu uma sequência de cinco vitórias consecutivas da equipe carioca. Venceu um adversário direto na tabela e se manteve entre os primeiros colocados. No momento, tem o mesmo número de pontos do Santos (terceiro colocado, com 27), sendo superado apenas no saldo de gols (6 contra 3). Vale lembrar que o time colorado ainda enfrentará a equipe da Vila Belmiro no dia 13 de outubro, fora de casa, em jogo atrasado do primeiro turno.

Começo em alto ritmo

O jogo começou bastante movimentado no Gigante. A 1min, Nei desviou de cabeça uma cobrança de escanteio do Botafogo e a bola passou com perigo sobre o gol colorado. Aos 2min, Maicosuel alçou para a área, Renan dividiu no alto com Fábio Ferreira e ficou com a bola. Aos 3min, Leandro Damião dominou na área de costas para o gol, fez o giro rápido e soltou uma pancada que foi desviada para escanteio. Aos 6min, D’Alessandro experimentou o chute da intermediária e a bola passou próxima à trave esquerda.


Rafael Sobis teve atuação destacada na partida desta noite no Beira-Rio

Inter toma o controle

Com muita aplicação tática, o Inter passou a dominar a partida a partir dos 10min. A intensa troca de passes executada no meio-campo e as jogadas curtas em torno da área atordoavam o Botafogo. Aos 15min, D’Alessandro aplicou dois dribles desconcertantes no marcador e tocou para Leandro Damião, que chutou com força por cima. Um minuto depois, D’Alessandro tabelou com Rafael Sobis e o atacante chutou colocado para grande defesa de Jefferson. 

Damião abre o placar

O volume de jogo imensamente superior do Inter se transformou em gol aos 23min, quando Rafael Sobis cruzou da esquerda, Kleber desviou de cabeça no meio do caminho e Leandro Damião deu um toquezinho com o pé para empurar a bola para o fundo da rede. Foi o sétimo gol do atacante revelado pelas categorias de base pelo time profissional.

No ataque

A vantagem no placar não arrefeceu o ímpeto colorado. O time de Roth não dava trégua no plano ofensivo e seguia atacando em busca do segundo gol. Aos 31min, Leandro Damião deu um drible curto na entrada da área e chutou em cima de Leandro Guerreiro. Aos 37min, Rafael Sobis acomodou a bola para Tinga chutar para fora. Aos 41min, Tinga lançou para a área e Damião subiu com estilo para cabecear para defesa de Jefferson.

Emoção nos minutos finais

Os últimos quatro minutos do primeiro tempo foram repletos de lances emocionantes. Aos 42min, o Inter escapou de sofrer o empate em duas fortes investidas do Botafogo. Na primeira delas, Jóbson ficou cara a cara com Renan , mas o goleiro cresceu em frente ao atacante e conseguiu defender o chute com o peito. Logo depois, Maicosuel desviou com muito perigo ao lado da trave esquerda.

Aos 45min, D’Alessandro fez uma jogada de efeito pela esquerda, passou como quis pela marcação e cruzou fechado para a pequena área, onde Leandro Damião tentou o desvio para o gol, mas foi atrapalhado por Jefferson.

Na jogada seguinte, Herrera chutou e Renan fez defesa salvadora. Aos 46min, o goleiro fez outra grande intervenção após a cabeçada de Fahel: Renan se esticou todo e buscou a bola no canto esquerdo. A torcida gritou intensamente o seu nome na descida para o vestiário no intervalo.

Damião quase amplia

Logo no comecinho do segundo tempo, a 1min, Glaydson cruzou e Leandro Damião surgiu entre os zagueiros na pequena área para desviar com pé. Jefferson estava atento e fez grande defesa, evitando mais um gol do atacante colorado.

Jogo fica equilibrado

O Botafogo encaixou a marcação na etapa final e deixou o jogo mais equilibrado. O Inter passou a ter menos presença no ataque, mas também não era ameaçado atrás. Aos 16min, D’Alessandro chutou de longe e Jefferson defendeu. Aos 28min, Leandro Damião sentiu uma lesão e Everton entrou em seu lugar. Aos 29min, Rafael Sobis dividiu com o goleiro após o recuo da zaga e a bola sobrou para D’Alessandro, que chutou muito perto da trave esquerda.

Renan garante vitória

Aos 31min, Renan brilhou mais uma vez ao defender a falta cobrada por Edno. O goleiro espalmou a pancada para frente, e no rebote, Loco Abreu, que havia entrado no lugar de Herrera, ficou em posição de impedimento. Aos 32min, Andrezinho entrou no lugar de Sobis, e logo no seu primeiro lance, tentou encobrir o goleiro Jefferson e a bola passou muito perto do ângulo direito. Aos 35min, Andrezinho cobrou falta por cima, com perigo. Aos 40min, Renan  salvou novamente o Inter ao defender o chute de Loco Abreu. 

Nos minutos finais, o Inter tocou bem a bola e administrou o resultado até o apito final. Caio ainda foi expulso, aos 48min, após entrada violenta sobre Andrezinho. Na próxima rodada, o adversário é o Vitória, em Salvador. O jogo será disputado na próxima quarta-feira (1º/9), no Barradão.

"O Botafogo tem uma qualidade muito boa; conta com bons jogadores e um treinador que tem uma estratégia bem definida. O jogo foi bom. O Inter teve maior controle da patida. O segundo tempo foi de muita tensão. As melhores oportunidades quem teve foi o Internacional e o Renan foi bem quando exigido. Mantive o esquema e fomos muito bem. O Rafael Sobis atuou com habiliade na função que era do Taison e tem muito a evoluir ainda, poque é capaz para isso", disse o técnico Celso Roth.

"Fomos bem e que bom que pude ajudar a equipe. Agora é pensar no Vitória na próxima quarta-feira", disse Renan.

"O Botafogo pressionou, mas jogamos melhor e conseguimos a vitória, que é o mais importante. Não é fácil manter um ritmo como este, mas estamos no caminho certo. Hoje o Inter mostrou que tem grupo, e muito qualificado", avaliou D'Alessandro.

"A vitória passou pela nossa determinação. Não fizemos um jogo brilhante, mas nossa equipe foi guerreira e saímos com os tres pontos. Hoje o Renan estava em uma noite muito boa e nos ajudou bastante", afirmou Glaydson.
 
"O importante é a confiança do treinador em mim, assim como da diretoria do Inter. Estou aprendendo muito com este grupo vencedor e só tenho a crescer", comemorou Derley. 
 
"Estou aproveitando o momento. As oportunidades que o Celso (Roth) está dando eu tenho que agarrar de todas as formas possível", falou Leandro Damião, o autor do gol da vitória.

Internacional (1): Renan; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Glaydson, Derley, Tinga, D'Alessandro e Rafael Sobis (Andrezinho); Leandro Damião (Everton). Técnico: Celso Roth.

Botafogo (0): Jefferson; Antônio Carlos, Leandro Guerreiro e Fábio Ferreira; Alessandro, Fahel (Caio), Somália, Maicosuel e Edson; Jóbson (Edno) e Herrera (Loco Abreu). Técnico: Joel Santana.

Gol: Leandro Damião (I), aos 23min do primeiro tempo.

Cartões amarelos: D'Alessandro (I), Everton (I), Bolívar (I) e Derley (I); Jóbson (B), Edson (B), Loco Abreu (B), Fábio Ferreira (B) e Fahel (B). Expulsão: Caio (B).

Público: 16.580 (14.693 pagantes) / Renda: R$ 240.770,00

Arbitragem: Sandro Meira Ricci, auxiliado por Enio Ferreira de Carvalho e César Augusto de Oliveira Vaz (trio do Distrito Federal).

Local: Beira-Rio, Porto Alegre.


Outras notícias
Loja Virtual