10/05/2010

Tinga de volta ao Beira-Rio

Repatriação de um colorado nato: Tinga assina até 2012 com o Inter

Paulo César Fonseca do Nascimento, o Tinga, 32 anos, começou a carreira no Grêmio, mas foi no Inter que viveu seus melhores momentos. O habilidoso volante chegou ao Beira-Rio em 2005 após passagens pelo Kawasaki Frontale, do Japão, Botafogo e Sporting, de Portugal. Na época, na sua coletiva de apresentação, ele confessou: "Sou colorado de coração".

Titular absoluto do time então treinado por Muricy Ramalho, Tinga foi peça fundamental nas conquistas do Gauchão e do vice-campeonato brasileiro de 2005. Mas a maior glória da sua carreira foi alcançada na temporada seguinte, quando o Inter conquistou o inédito título da Libertadores da América. O volante foi, ao lado de Edinho, o pilar de sustentação do dinâmico meio-campo colorado que venceu a maior competição do continente sul-americano.

Seu último jogo foi justamente na final contra o São Paulo. O gol do título, inclusive, foi dele: desviou de cabeça, no interior da pequena área, o cruzamento de Fernandão, fazendo 2 a 1. O São Paulo viria a empatar, mas o 2 a 2 foi suficiente, já que o Inter havia vencido por 2 a 1 no Morumbi. 

Logo após marcar um dos gols mais importantes da centenária história colorada, Tinga foi expulso por ter exibido uma camisa com uma mensagem religiosa que estava por baixo do uniforme, atitude proibida pela Fifa. Já no dia seguinte à conquista, embarcou para Alemanha e se apresentou ao Borussia Dortmund, seu novo clube. A versatilidade do volante nascido no bairro Restinga, em Porto Alegre, fez com que ele se adaptasse com facilidade ao duro futebol alemão. Foram três temporadas vestindo a camisa do Borussia. Tinga atuou em 98 partidas, marcou 9 gols e fez 11 assistências. Na sua primeira passagem pelo Inter, foram 85 jogos e 14 gols marcados.

Ficha técnica:

Nome: Paulo César Fonseca do Nascimento
Nascimento: 13/01/1978 (Porto Alegre)
Altura 1m70cm
Posição: volante
Destro


Outras notícias
Loja Virtual