24/03/2010

Juniores dão início à temporada 2010

James Freitas é o novo comandante da equipe na busca pelos títulos deste ano na categoria

Marcos Bertoncello (texto e fotos)

O grupo júnior do Inter se reapresentou no final do mês de fevereiro. De lá pra cá, foram mais de trinta dias de preparação para as competições da temporada 2010. Muitas caras novas marcam o plantel colorado, principalmente no comando dos garotos. O técnico James Freitas Yahnke assumiu o cargo no Inter e terá a missão de manter o sucesso da categoria júnior no clube.

Freitas já trabalhou no Internacional; foi como auxiliar técnico no time juvenil colorado em 2001. Ele conta a experiência da época, a qual conviveu com valiosas joias do Inter. “Eu peguei uma geração que tinha jogadores como Nilmar, Rafael Sóbis, Renan e Danny Morais. Foram bons tempos de muito aprendizado para mim. Logo depois trabalhei na Ulbra e Santa Cruz”, relembra. Neste período, os juvenis do Inter levantaram as taças da Copa Santiago e da Copa Macaé. James Freitas estava treinando os juniores e o time B do Juventude em 2009, ano em que enfrentou justamente o Internacional, do então técnico Osmar Loss, nas semifinais do Campeonato Gaúcho da categoria. No segundo semestre, Freitas trabalhou na formação de atletas no Porto Alegre até substituir Marcelo Estigarribia no Beira-Rio para a temporada atual.

Já de largada, o grupo júnior terá o Gauchão e a Punta Cup para disputar. A primeira competição já inicia neste final de semana, quando o Inter encara o Cachoeira no domingo, às 15h30min, fora de casa. A segunda tem começo previsto para 8 de abril. “É um início de trabalho que visa manter este título estadual aqui no Beira-Rio. Quanto à Punta Cup, tem um sabor a mais, visto que nenhum clube gaúcho venceu ainda este torneio. O pensamento é partir para ganhar tudo”, confia o treinador da equipe que conclui admitindo a divisão do grupo para disputar ambas as competições: “Vamos montar dois times equilibrados e dar a atenção necessária para os dois campeonatos”.

Grupo qualificado

O elenco colorado é uma mescla de jogadores da temporada passada que permaneceram e atletas juvenis que subiram de categoria. O grupo conta, por exemplo, com destaques de 2009 como Felipinho, Giovâni, Alisson Becker, Tinga, Eduardo Colcenti (Sasha) e Zé Mário. Os três primeiros, por sinal, foram convocados constantemente para a Seleção Brasileira Sub-17 e participaram do Mundial da categoria na Nigéria, junto do zagueiro Romário, que hoje está no Inter B.

Além deles, juniores remanescentes do ano passado integram o plantel atual, como Bryan, Anderson, Almir e André. Ainda há novos atletas contratados para reforçar a equipe. É o caso do meia-atacante Fred, revelação do Porto Alegre, trazido no final de 2009. O garoto até já conquistou título pelo Inter: a Copa Santiago disputada em janeiro.

O time que treinou nesta quarta-feira, provavelmente para estrear na Punta Cup, teve Douglas; Tinga, Gustavo Rambo, Tarik e Paulinho; Maikon, Zé Mário, Augusto; Eduardo Colcenti, Fred e Giovâni.


Felipinho (E), Tinga e Eduardo Colcenti são alguns dos destaques vindos do time juvenil de 2009


James Freitas (à frente) junto de seu auxiliar técnico Daniel Franco


Meia Fred é um dos reforços da equipe júnior do Inter para 2010


Outras notícias
Loja Virtual