11/01/2010

Apertando a marcação sempre

Por Alexandre Corrêa (texto) e
Alexandre Lops (fotos)
De Bento Gonçalves

Quem já enfrentou times argentinos e uruguaios sabe da dificuldade que é furar os seus muito eficientes sistemas defensivos. Pois em 2010 o Inter, do técnico Jorge Fossati deve seguir a mesma característica de marcação forte executada por todos os jogadores, a julgar pelos trabalhos que estão sendo desenvolvidos na pré-temporada em Bento Gonçalves.

Fossati exige que os jogadores façam marcação sob pressão sempre. E o trabalho de recuperar a bola começa lá na frente com os atacantes não dando espaço para os defensores adversários sair jogando com liberdade. O treinador mostra também que gosta que sua defesa esteja sempre bem postada e posicionada. “Ele prefere que os zagueiros fiquem mais atrás e não saiam tanto para o jogo”, disse Bolívar.


Treino dinâmico marcou a abertura da segunda semana da pré-temporada

No trabalho desta segunda-feira, Fossati cobrou muito a concentração e a disposição para retomar a bola. Quando um jogador não pressionava, ele gritava e exigia a marcação. Quando o time estava atacando, exercitou que fosse pressionado também para criar alternativas a esta postura dos adversários. Dessa forma, os jogadores trabalharam tanto pressionar a marcação, quanto tentarem sair desta pressão, em um treino muito interessante.

Por enquanto, o treinador só tem trabalhado com esquemas com três zagueiros, seja no 3-6-1, quanto no 3-5-2. Mas isso não quer dizer que ele não possa alterar durante a temporada. “Gosto de variar o esquema e para isso tenho que treinar todas as alternativas. Se jogo sempre da mesma maneira, fico previsível para o adversário. No ano passado, o Inter já estava acostumado a jogar com linhas de quatro, então estou trabalhando mais para que a equipe saiba como atuar com três zagueiros também”, disse o treinador.

Independente do esquema, porém, o que se sabe, a julgar pelos treinos, é que o Inter deverá ser um time muito forte em seu sistema defensivo e que vai pressionar o adversário sempre que puder para retomar a bola.

Palestra com Gaciba

Os jogadores vão ter uma palestra com o juiz Leonardo Gaciba depois do almoço desta terça-feira, no Hotel Dall´Onder, em Bento Gonçalves. Gaciba vai falar sobre os diferentes critérios de arbitragem nas competições que o Inter irá atuar.

Jantar na Vinícola Aurora

O grupo de jogadores visitou na noite desta segunda-feira a Vinícola Aurora (foto), como parte da pré-temporada em Bento. A vinícola mostrou as dependências e serviu um churrasco para o grupo.

 


Outras notícias
Loja Virtual