22/12/2009

Beleza feminina no Beira-Rio

Torcida Força Feminina Colorada reúne mulheres em dias de jogos do Inter

Por Juliano Soares
 
A ideia surgiu no site de relacionamento orkut, onde na comunidade de torcedoras coloradas manifestaram desejo de contar com uma torcida organizada que fosse estritamente feminina. A primeira reunião ocorreu em 24 de maio, com 15 torcedoras presentes. Foi escolhida a diretoria e, então, se deu início ao trabalho. Uma das regras para se entrar na FFC (Força Feminina Colorada) é ser sócia do Clube. Essa modalidade de torcida tem mexido inclusive com a rivalidade Gre-Nal. A torcedora Jéssica Maciel, 24 anos, sempre quis ir ao estádio, mas tem namorado e uma família gremista e tinha medo de ir sozinha. Então conheceu a FFC e agora vai acompanhada de 200 mulheres aos jogos do Inter. “Agora estou super bem acompanhada”, ressalta Jéssica.

A FFC se posiciona na arquibancada inferior entre duas das mais tradicionais torcidas organizadas do Internacional, a Camisa 12 e Nação Colorada, porém isso não inibe nem um pouco o grito das meninas. A cada jogo, contam com o apoio de mais mulheres que acabam se conhecendo no estádio e que se tornam novas afiliadas.

A presença das mulheres no estádio acaba diminuindo os casos de violência nas arquibancadas. “A gente pensa que pra ser torcida organizada não precisa brigar e trazer violência para o estádio. A torcida organizada é para estar no estádio e apoiar o time”, revela a presidente da FFC, Adriana Paranhos. Muitas das afiliadas são de fora do Rio Grande do Sul e todas manifestam o desejo de acompanhar o Inter. Em virtude dessa procura, a FFC também acompanha o colorado em suas viagens.

Além de torcer e deixar o estádio mais charmoso e seguro, as meninas mostram que também entendem (e muito!) de futebol. “Fazendo um comparativo, o Inter, no Brasileirão, nos anos anteriores, começou muito mal. Este ano o grande diferencial foi o início arrasador do time que deu uma gordura a mais. Estar no G4 nesta altura do campeonato, com troca de técnico e tudo, depois de desperdiçar mais de 10 pontos, é sofrido, mas nos anima. Isso quer dizer que está difícil, mas não impossível”, analisa Adriana.

A primeira apresentação oficial da FFC foi na vitória do Inter sobre o Avaí, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro por 2 a 1, no dia 31 de maio. Desde então, elas não falham um jogo, levam a beleza e a força feminina colorada para apoiar o Inter em todos os momentos.

* Matéria publicada na edição Nº 44 da Revista do Inter


Outras notícias
Loja Virtual